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terça-feira, 5 de abril de 2011

Acreditação vs Certificação

Hoje vamos falar sobre acreditação e certificação. Este dois conceitos são muitas vezes confundidos e tomados como sendo a mesma coisa, o que não é correcto. O IPAC diz o seguinte, acerca da diferença entre acreditação e certificação:

"A Acreditação e a Certificação de Sistemas de Gestão são actividades que se diferenciam quer quanto aos objectivos quer quanto aos respectivos referenciais. A certificação (de sistemas de gestão, de produtos, de pessoas) é uma das actividades de avaliação da conformidade (certificação, inspecção, ensaio, calibração). A acreditação é o reconhecimento da competência técnica para exercer as actividades de avaliação da conformidade."


"A acreditação diferencia-se da certificação por não só exigir um sistema da qualidade, mas ainda requerer a necessária competência técnica para garantir confiança nos resultados e produtos das actividades acreditadas."


Certificação:
"Certificar consiste em demonstrar a conformidade das características de um produto, serviço ou sistema face a um documento de referência preciso que estabeleça e quantifique os parâmetros que devem ser verificados. O processo de certificação de uma empresa consiste na concepção, criação, implementação e certificação de um Sistema da Qualidade, conforme a um Modelo de Garantia da Qualidade adequado." (IAPMEI)


Existem várias empresas em Portugal, devidamente acreditadas para o efeito pelo IPAC, responsáveis pela certificação de empresas. Em seguida apresentam-se alguns exemplos de símbolos de certificação:
O facto de uma empresa ser certificada é sinónimo que o seu produto e/ou serviço é melhor que o dos seus concorrentes? Não necessariamente.
A certificação é um factor positivo de valorização de uma empresa face aos seus concorrentes, e pressupõem que os processos/actividades daquela empresa cumprem todos requisitos a que o referencial normativo obriga, o que leva a um aumento da eficácia administrativa, melhoria da produtividade da organização, e consequentemente, da competitividade, promove o envolvimento de todos os colaboradores nos procedimentos da empresa e na melhoria contínua destes, e leva em alta consideração a relação com o cliente e a sua opinião.
O conjunto de todos estes factores deverá levar a que o produto final, e/ou serviço prestado, apresente uma qualidade superior. 


Acreditação:
O único organismo em Portugal responsável pela acreditação é o IPAC. Nenhuma outra empresa nacional, pública ou privada, possui essa competência. 
A acreditação é assim definida como o procedimento através do qual o organismo nacional de acreditação reconhece, formalmente, que uma entidade é competente para efectuar actividades específicas.
A acreditação é um processo mais exigente que a certificação e, como descrito anteriormente, por si só, já é um mecanismo de garantia de qualidade dos resultados apresentados aos seus clientes.


Como reconhecer uma entidade acreditada:
"A acreditação é evidenciada através de um Certificado de Acreditação onde é descrito em pormenor o âmbito da acreditação (que pode não abranger todas as actividades que a entidade exerce), bem como os documentos de referência que a entidade utiliza nas actividades de calibração, ensaio, certificação ou inspecção (avaliação da conformidade). As entidades acreditadas podem ser reconhecidas pelo uso da Marca de Acreditação nos documentos relativos à(s) actividade(s) acreditada(s)."
Exemplo de Símbolo/Marca de Acreditação


No site do IPAC é possível fazer uma pesquisa das entidades acreditadas a partir do Directório de Entidades Acreditadas, onde também é possível consultar os certificados de acreditação de forma a verificar o seu âmbito de acreditação.


Bibliografia:
  • IPQ - Instituto Português da Qualidade;
  • IPAC - Instituto Português de Acreditação;
  • IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação;
  • APCER - Associação Portuguesa de Certificação;
  • APQ - Associação Portuguesa para a Qualidade.

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